Como escolher o sofá ideal?

como escolher o sofá ideal

 

     O sofá é um ponto central da sala, contra isso não existem argumentos. Seja para receber bem os amigos ou para assistir a um filme com a família, encontrar o sofá ideal pode ser uma tarefa complicada. Mas calma, estamos aqui para te ajudar!

     O primeiro a se fazer é medir a sua sala e o espaço onde o sofá deve ficar. Nada adianta ficar paquerando um modelo se ele não irá caber na sua sala, por isso, você deve tirar todas as medidas necessárias tanto do ambiente, quanto do modelo em questão, como largura, e profundidade do assento. E vale lembrar: os do tipo reclináveis ou retrátil, o sonho de consumo de muitos, precisam de espaço extra na parte de trás, por isso, certifique-se de que terá esse recuo disponível. 

     Se o intuito do sofá escolhido é para receber visitas, evite os modelos reclináveis, pois, o ideal é que os seus convidados consigam ficar com as costas apoiadas no sofá e os pés encostados no chão. Mas se o objetivo é maratonar uma série com a família, opte por modelos reclináveis ou retráteis, eles são mais confortáveis e você poderá ficar melhor aconchegado. Existe também a opção de sofá-cama para quem deseja aproveitar o espaço não só para receber visitas, mas também transformar a sala em um quarto de hóspedes, caso necessário. 

     Outro ponto de atenção é o material do sofá. Existem os mais diversos tipos de tecidos, sendo sintéticos, ou de algodão, mais ou menos encorpados e com toque macio. Os sofás de tecido são os coringas quando se fala desta mobília. 

     Se você procura algo mais requintado, pode optar por revestimento de couro, que dão elegância ao ambiente e são extremamente duráveis, além de serem de fácil limpeza. 

     Já os sofás confeccionados em couro sintético possuem um ótimo custo benefício, porém o material esquenta bastante, então se você vive em uma região quente, é bom evitar esta categoria de sofá. Leve sempre em consideração a sensação que deseja e que melhor se adéqua ao seu gosto pessoal, além de claro, analisar qual é o melhor tipo de manutenção para você. 

    Caso tenha família, uma ótima solução para proteger o sofá são as capas de proteção. Elas podem ser trocadas quando necessário, e existem em diversas cores e estampas. 

     Fique atento à cor escolhida, pois um sofá claro deixa o ambiente com a aparência de amplo, porém requer bastante cuidado em relação a manchas e sujeira. Caso tenha família, opte por cores escuras, onde manchas são vistas com maior dificuldade, mas o ideal é que o sofá seja de uma cor que complemente o restante da sua sala, podendo ser neutro para combinar com os outros objetos, ou colorido, para se tornar o ponto de foco do ambiente.

 

Podemos te ajudar a escolher o sofá ideal para a sua casa. Entre em contato conosco e saiba mais no nosso site