Um sofá é um grande investimento, e você pode morar com ele por décadas, por isso é importante tomar uma boa decisão ao comprar. As preferências de estilo são uma questão pessoal, mas quando se trata de escolher um sofá de alta qualidade, existem critérios objetivos que você pode usar para garantir que terá um sofá com o qual ficará feliz por muitos anos.
Ao comprar um sofá, você precisa considerar como vai usá-lo, o espaço em que ficará e o estilo que mais se encaixa no seu ambiente. E como um bom sofá pode durar anos, também é importante aprender sobre qualidade antes de decidir qual comprar.
Antes de trocar o sofá
Embora os sofás possam durar anos, eles também sofrem muito desgaste com o tempo – principalmente em famílias com crianças ou animais de estimação.
Felizmente, há muito que você pode fazer para reviver um sofá envelhecido. Você pode reestofar as almofadas do sofá para deixá- lo macio e confortável novamente, estofá-lo novamente para dar uma aparência totalmente nova (e substituir o tecido gasto, rasgado ou manchado) e até consertar qualquer flacidez.
Dito isso, às vezes é mais econômico simplesmente substituir um sofá. Se o seu sofá atual está danificado ou não pode ser consertado, tem um formato ou tipo que não atende às suas necessidades ou estilo, ou simplesmente é muito pequeno, você vai querer começar a procurar um novo.
Se você não tiver um sofá, a compra de um dará à sua sala um ponto de encontro central, portanto, comece a busca o mais rápido possível.
Considerações sobre a compra de um sofá
Espaço
Certifique-se de que o tamanho do sofá não sobrecarregue a sala ou impeça o fluxo de tráfego. Meça toda a sala, especialmente a parede contra a qual você irá colocá-la, antes de ir às compras. Meça a altura, a largura e a abertura diagonal de todas as portas de sua casa também e tenha esses números em mãos quando for comprar o sofá.
Mais de um sofá foi devolvido à loja porque o serviço de entrega não conseguiu fazer com que ele passasse pela porta .
Muitos sofás têm pernas que podem ser desparafusadas e removidas para facilitar a entrega e, em alguns casos, uma porta pode ser removida de suas dobradiças para aumentar a abertura o suficiente para se encaixar em um grande sofá.
Materiais
Para manter seu sofá com a melhor aparência, é importante selecionar o tecido certo . Se você tem filhos ou animais de estimação, naturalmente desejará um tecido mais durável e fácil de limpar.
Sofás com tecidos de alta manutenção, como seda, são melhores para áreas usadas com pouca frequência. As microfibras são ótimas em áreas de uso intenso, têm uma aparência atraente e são fáceis de limpar. Os tecidos texturizados apresentam menos desgaste do que os lisos, e o couro é uma boa opção se você está em busca de longevidade.
Há um debate considerável sobre qual tipo de material é melhor para almofadas de sofá. A espuma de poliuretano é o material mais comum usado, mas é importante encontrar um equilíbrio entre uma espuma firme que é duradoura, mas pode ser muito dura, e uma espuma macia que é confortável, mas pode quebrar muito rapidamente.
A espuma de alta resiliência é um avanço, proporcionando uma almofada confortável e duradoura. Sofás muito caros costumam usar penas de ganso misturadas com penas, mas você vai pagar caro por esse luxo, e as almofadas precisarão ser afofadas com frequência.
Um tipo híbrido de almofada que alguns especialistas recomendam é a espuma HR envolta em penugem e penas, que combina o melhor em durabilidade e conforto.
Assim como em roupas bem feitas, os padrões e listras devem combinar nas costuras. Embora possa não chamar sua atenção de imediato, padrões ou listras incompatíveis darão a sensação de que algo está errado .
As listras que combinam nas costuras fazem um sofá parecer bem acabado. Os padrões devem ser centralizados e todas as costuras e vergalhões devem estar retos.
Dobras irregulares e costuras puxadas para um lado ou para o outro significam que a capa foi mal ajustada. Com estofamento em tecido, contagens de fios mais altas indicam uma trama mais densa e um tecido mais durável.
Se o seu objetivo é comprar um bom sofá, comece aprendendo sobre a moldura.
Sofas mais baratos podem ter molduras feitas de aglomerado, plástico ou metal, mas um sofá de boa qualidade terá uma moldura de madeira sólida – de preferência uma moldura de madeira “seca em estufa” feita de carvalho, praia ou freixo. As armações de pinho são econômicas, mas geralmente começam a deformar e oscilar em cerca de cinco anos.
Tamanho
Escolha um tamanho que melhor atenda a qualquer propósito que você planejou para o seu sofá – entretenimento, relaxamento, leitura, o que quer que seja.
Os assentos devem ser confortáveis para todos os membros da sua família e você deve conseguir um sofá grande o suficiente para acomodar todos em sua casa, para que todos possam desfrutar juntos.
Se você se diverte com frequência, considere um sofá ainda maior ou planeje combinar seu sofá com poltronas ou assentos adicionais.
Recursos
Os sofás podem ter porta-copos, assentos reclináveis, camas embutidas, capas substituíveis, armazenamento embutido e outros recursos para atender às necessidades dos compradores e adicionar maiores oportunidades de personalização.
Alguns até têm refrigeradores embutidos, plugues para carregar dispositivos e outros recursos de alta tecnologia. Considere o seu sofá atual, ou sofás que você usou no passado, e o que – se houver alguma coisa – você gostaria de adicionar a ele. Saber o que você mais gosta pode ajudá-lo a filtrar a variedade de recursos que existem.
Tipos de sofás
Seccionais
As seccionais vêm em muitas configurações e perfis e são boas em ambientes aconchegantes de conversação. Para maior conforto, você também pode ter secções reclináveis.
Sofás modulares
Um desenvolvimento relativamente recente para sofás, os sofás modulares permitem que os compradores escolham um estilo de sofá e adicionem peças para construir seu tamanho e formato de sofá ideais.
Os blocos de construção, por assim dizer, desses sofás podem ser adicionados, retirados e reorganizados para fazer sofás de vários tamanhos e formas.
Esses tipos de sofás são ótimos para pessoas que mudam de lugar – tanto por causa de sua versatilidade quanto porque podem ser divididos em pequenos pedaços para facilitar a mudança – e famílias em crescimento.
Sofás-cama
Os sofás-cama são uma excelente opção para aqueles em espaços pequenos ou que recebem hóspedes com frequência para pernoitar.
Os sofás-cama têm camas embutidas que se dobram para fora do sofá, normalmente com uma superfície macia incluída semelhante em largura a um colchão de tamanho normal. Antes notoriamente desconfortáveis, os sofás-cama modernos evoluíram para oferecer superfícies de dormir bastante confortáveis.
Sofás reclináveis
Alguns sofás terão assentos – geralmente em ambas as extremidades do sofá – com poltronas reclináveis embutidas. Esses estilos oferecem o mesmo conforto e mecanismo que as cadeiras reclináveis, mas com a largura de um sofá.
Sofás ao ar livre
Comprar um sofá que pode ser usado dentro e fora também é uma opção que funciona muito bem para espaços de alto tráfego e espaços internos-externos conversíveis.
Os tecidos para exteriores melhoraram ao ponto de serem tão luxuosos quanto os tecidos para interiores e oferecem facilidade de limpeza e robustez.
Futons
Tecnicamente, um tipo de sofá, um futon pode ser uma alternativa acessível.
Os futons consistem em uma almofada conversível e uma estrutura que pode ser colocada de forma plana para formar uma superfície tipo cama ou apoiada na vertical para formar um sofá. Os futons geralmente não têm apoios de braço e tendem a ter uma estrutura grossa e robusta.
Custo
Se você estiver com um orçamento apertado, visite os centros de liberação ou peça modelos de piso. Às vezes, você pode encontrar bons valores em eventos de venda especiais.
Sofás mais elegantes ou sofás com materiais de alta qualidade podem custar até milhares de dólares, dependendo do designer ou varejista.
Certifique-se de comprar a melhor qualidade que puder, pois você viverá por muito tempo com sua compra: um sofá pode durar de dez a quinze anos.
Na maioria dos casos, porém, o custo está diretamente relacionado ao tamanho: sofás menores custam menos do que sofás maiores. Vários recursos também podem aumentar o preço – um sofá-cama normalmente custa mais do que um sofá padrão do mesmo tamanho e marca.
Esperamos que tenha gostado deste artigo, e deixamos como dica estes aqui: