Mármore Travertino: O Que é e em Quais Ambientes Usar?

O travertino é uma pedra natural com um encanto rústico difícil de resistir. Na verdade, é um tipo de calcário que se forma em torno de depósitos minerais. A beleza natural vem em vários tons de terra e está disponível em acabamentos polido e torneado.

Embora seja comumente usado para pisos, você também pode apresentar ladrilhos de travertino versáteis em um chuveiro de banheiro, uma bancada de cozinha, um caminho de jardim ou como parte da decoração da sua sala, atrás de um sofá, por exemplo, fica incrível.

Para ajudá-lo vamos mostrar alguns ambientes em que esse tipo de mármore pode ficar lindo.

Porque o travertino é tão popular? Quais as suas características e benefícios

O que é o travertino?

O travertino é uma pedra natural como o mármore, granito, quartzito, ardósia, etc. A principal diferença entre o travertino e outras pedras naturais está na formação da rocha, na dureza e no aspecto. 

O travertino é uma rocha sedimentar formada em fontes termais e cavernas de calcário. Como resultado de suas origens, uma das principais características do travertino são os numerosos orifícios minúsculos dentro da pedra, sendo a maioria deles indetectável a olho nu.

O travertino costumava ser uma das pedras de construção mais comuns na Grécia Antiga e em Roma. Na verdade, podemos encontrar hoje em dia numerosos projetos de construção da antiguidade romana; como edifícios, templos, aquedutos, banhos, escadas e até o Coliseu Romano, que eram feitos de travertino. 

travertino

Por causa de sua origem, o travertino pode ser encontrado em uma ampla gama de cores e padrões diferentes. É oferecida uma grande diversidade de cores e acabamentos travertinos, para que com certeza encontre a opção certa para sua sala de estar, por exemplo. 

Alguns dos travertinos que temos são Travertino Bianco Venato (Toscano), Travertino Giallo (Amarelo), Travertino Navona, Travertino Noce, Travertino Romano (ou Travertino Clássico) e Travertino Turco.

O travertino pode ter os seguintes acabamentos: polido, escovado e tamboreado. Essa escolha geralmente é baseada em vários fatores, como a aparência que você está procurando, o local de instalação e a frequência de uso que se espera que a pedra experimente. 

Os usos mais comuns do travertino incluem: pisos, paredes, revestimento de fachadas, escadas, banheiros, chuveiros, bancadas, backsplashes, pias e lareiras. Também é uma ótima opção para uso em piscinas, pois o travertino não polido não fica escorregadio quando molhado, proporcionando um alto nível de segurança. T seu torna também grande para ser instalado em banheiros, chuveiros e piso. 

Alguns dos principais motivos pelos quais recomendamos o mármore são sua versatilidade, durabilidade, beleza e sustentabilidade ambiental. Além disso, o travertino é fácil de limpar, garantindo que continuará a ter uma boa aparência nos próximos anos. 

É também o material mais adequado para ambientes úmidos ou úmidos, pois é naturalmente poroso e respirável.

Travertino tem muitos preços, mas geralmente estamos falando de uma pedra natural de preço acessível e muito durável, provando ser um grande investimento como um produto de alta qualidade e realmente duradouro.

Prós do Travertino

Estilo único

Se você está procurando um material único para usar em sua instalação, o mármore pode ser perfeito para você. Como um dos materiais de construção mais antigos disponíveis, o travertino adiciona um senso de dignidade reservada e sofisticação ao seu espaço. Alguns ladrilhos de travertino polido até se parecem com mármore ou granito.

Quer você escolha tons de creme e bege, tons de dourado e marrom, tons de cinza ou vermelhos vibrantes, seu design contará com obras de arte individuais criadas pela própria Mãe Natureza. 

Muito durável

A telha de travertino é um material extremamente duro que resiste a tráfego intenso. Também é resistente à água e à umidade, tornando-o perfeito para áreas úmidas internas ou externas. E você não terá que se preocupar muito com arranhões, lascas ou rachaduras também.

Naturalmente, o tempo dará ao mármore uma aparência mais envelhecida, mas isso pode realmente aumentar seu caráter distinto. Esteja ciente de que ladrilhos com acabamento polido ou polido podem apresentar riscos com mais facilidade do que ladrilhos com acabamento ondulado. 

Eco-amigável

Este recurso natural, que não requer processos de fabricação, é reciclável e biodegradável. Se estiver interessado em reciclar, você pode até tentar encontrar pedaços de azulejo recuperados de uma instalação antiga para seu novo projeto.  

Facilmente reparado

Embora o mármore seja uma pedra forte, pode ser suscetível a danos ao longo dos anos de uso e desgaste. Mas como você está usando ladrilhos, remover e recolocar um pedaço quebrado é muito fácil! Ninguém vai saber. 

travertino

Compre e mantenha algumas peças extras à mão. Isso tornará os reparos ainda mais fáceis quando chegar a hora, e seu ladrilho será o mais parecido possível. 

Contras do Travertino

Caro

Instalar mármore pode ser um pouco caro. Embora a faixa de preço caia em algum lugar no meio no que diz respeito à pedra natural, pode ser um pouco mais de um investimento quando comparado a algumas outras opções de piso de cerâmica. 

Lembre-se de que, além da compra real de azulejos, você também deve levar em consideração o custo dos adesivos, argamassa e mão de obra. 

Manutenção 

O travertino natural tem muitos orifícios, o que o torna um material muito poroso. Como resultado, a pedra pode ficar manchada com mais facilidade por derramamentos, especialmente de substâncias ácidas como suco de laranja ou limão. 

Para combater manchas, use um tratamento de vedação dupla usando um selante penetrante, seguido por um selante de superfície de barreira durante o processo de instalação.

Suas peças também precisarão ser lacradas periodicamente. Ao limpar o piso, fique longe de limpadores com vinagre ou sal, porque eles podem deixar uma mancha permanente.

Materiais Pesados

Sua instalação provavelmente levará algum tempo, porque o travertino é muito pesado. E se você não puder transportá-los sozinho, poderá ser cobrada uma taxa mais alta de um empreiteiro para movê-los para você. 

Por causa de seu peso, a instalação do travertino demorará mais e você pode se limitar a usá-los apenas no primeiro andar. 

Pisos frios

O mármore não retém bem o calor, então, ao pisar descalço no ladrilho em uma manhã fria, você notará o frio imediatamente. Claro que você pode se embrulhar com algumas meias quentes ou chinelos, ou você também pode adicionar alguns tapetes para ajudar a aquecer visual e fisicamente o ambiente.

Agora que você sabe mais sobre algumas das vantagens e peculiaridades dessa pedra natural, deve pensar cuidadosamente sobre onde usar essa pedra em sua casa, sendo um dos locais mais indicados a sala de estar onde você pode chamar sua família e amigos sentar em seu confortável sofá e assistir as suas serie e filmes preferidos.