Vamos encarar os fatos, comprar sofás pode ser complicado e também pode ser exaustivo, especialmente sem o devido trabalho de preparação e pesquisa, escolher os melhores tecidos então, nem se fala. Na maioria das vezes, as salas de estar e os quartos familiares são construídos em torno dessa peça central de mobília, o que significa que há muita pressão para acertar.
Para início começamos nos fazendo uma série de perguntas e analisando um pouco das pesquisa antes de realmente fazer a compra: Quem usará o sofá? Será para toda família? Você quer dormir no sofá em uma noite de cinema ou sentar-se ereto ao ler um livro ou sua revista favorita?
Mas espere! Antes de puxar sua carteira para este item, você tem que fazer um pouco de lição de casa. Compilamos um guia completo discutindo tudo, desde materiais e construção até estilo e considerações de uso para tornar sua decisão um pouco mais fácil para escolher o melhor tecido para seu sofá. Vamos lá.
Materiais
Materiais da moldura: a maioria das molduras dos sofás é feita de madeira, mas alguns possuem molduras de metal. Aqui está um resumo dos tipos de estrutura mais comuns usados em sofás:
Placa de partículas – o material de construção mais barato, mais frágil e mais leve feito de materiais compostos de madeira. Também o mais barato.
Madeira dura – geralmente carvalho, cereja, nogueira, faia, amieiro. Molduras de madeira dura são feitas de madeira maciça – muito mais duráveis do que painéis de partículas.
Madeira Dura Seca em Forno – A Secagem em Forno é um processo de acabamento para a madeira, onde a seca em grandes fornos, o que torna a madeira muito mais resistente e durável. Material com menor probabilidade de entortar ou quebrar.
Metal – o material mais duro da estrutura, mas pode entortar com o tempo e não se rompe.
Tipos de tecido
Diferentes tipos de materiais têm diferentes características, como resistência, durabilidade, resistência a manchas e custo. Alguns tecidos são mais resistentes ao desbotamento e ao mofo do que outros.
O tecido resistente ao desbotamento é melhor se o sofá estiver exposto à luz solar direta. A resistência ao mofo é desejável em climas úmidos. De modo geral, as fibras sintéticas são mais resistentes ao desgaste diário do que a maioria dos materiais naturais.
Materiais naturais para utilizar nos tecidos de sofás
Os materiais naturais sempre foram uma escolha popular para o estofamento de sofás. As informações abaixo listam uma série de tecidos naturais com uma breve descrição de cada um.
Tipo de tecido
Couro
O couro é um dos materiais mais populares para sofás. É forte e durável, fácil de limpar e estiloso. Além disso, poucas coisas podem se comparar à sensação luxuosa do couro macio, e o couro se torna mais macio e confortável à medida que envelhece.
Por ser fácil de limpar e não ser afetado pela eliminação de animais de estimação, o couro geralmente é recomendado para pessoas com animais de estimação e crianças pequenas. No entanto, o couro não resiste bem a objetos pontiagudos. Pode ser facilmente danificado por garras de animais de estimação ou bordas de metal e tende a ficar pegajoso em climas quentes ou úmidos.
Algodão
O algodão não é tão resistente a manchas ou durável quanto os materiais sintéticos. Dependendo da rigidez do tecido, o algodão pode estar sujeito a danos e enrugamento. Um tecido mais apertado produz um tecido mais forte.
O algodão texturizado é uma escolha popular para sofás em locais mais silenciosos, e os algodões tendem a ficar mais macios com o tempo. Embora tenha uma boa aparência, ele desgasta rapidamente e tende a prender a sujeira nas ranhuras do tecido.
Linho
O linho tem características semelhantes ao algodão. Embora não seja o tecido mais durável, é bonito e uma ótima opção para casas sem crianças pequenas e animais de estimação, ou para sofás usados em ambientes mais formais. O linho é um tecido que exige muita manutenção, pois tende a enrugar e esticar e normalmente requer uma limpeza profissional ou a seco.
Lã
A lã é durável e bonita, mas mais cara do que outros tecidos e bastante rara como forro de sofá. É fácil de limpar e cuidar e tem propriedades naturais de absorção, de forma que os derramamentos ficarão na superfície em vez de serem absorvidos pelo material. A lã também é hipoalergênica e ótima em climas úmidos.
Seda
A seda é lisa e elegante, mas frágil. É difícil de manter, mas é elegante e rico, tornando-o perfeito para uma sala que não é usada com frequência. Mesmo sendo um material resistente a rugas, não é recomendado em áreas de tráfego intenso.
A vida útil de um sofá pode ser aumentada adicionando-se uma capa deslizante ou manta para proteger o estofamento. Você também deve girar e virar as almofadas do sofá a cada 3-6 meses para permitir um desgaste uniforme durante a vida útil do sofá.
Como cuidar de tecidos de sofá
Couro: este material resistente pode ser aspirado suavemente, enxugado com um pano úmido conforme necessário e limpo com condicionador de couro ou sabão neutro.
Algodão: Esta fibra natural oferece boa resistência ao desgaste, desbotamento e pilling. É menos resistente ao solo, rugas e fogo. Tratamentos de superfície e mistura com outras fibras costumam compensar essas fraquezas.
A durabilidade e o uso dependem do tecido e do acabamento. Algodão e misturas de algodão podem ser limpos no local quando necessário, embora a limpeza profissional seja incentivada para evitar o encolhimento do material.
Lã: robusta e durável, a lã e as misturas de lã oferecem boa resistência a pilling, desbotamento, enrugamento e sujeira. Geralmente, a lã é misturada com uma fibra sintética para facilitar a limpeza e reduzir a possibilidade de feltrar as fibras (fazendo com que se liguem até se parecerem com feltro). As misturas podem ser limpas no local quando necessário.
Vinil: Fácil de cuidar e menos caro que o couro, os vinis são ideais para salas de estar e de jantar familiares movimentadas. A durabilidade depende da qualidade. Os vinis podem ser limpos no local quando necessário.
Seda: Este tecido delicado é adequado apenas para áreas adultas, como salas de estar formais. Deve ser limpo por um profissional se estiver sujo.
Tecidos para sofás Sintéticos
As informações a seguir listam os sintéticos de tecidos de sofás, com uma breve descrição de cada um.
Microfibra
A microfibra é um tipo de poliéster muito fino, macio, mas durável, fácil de limpar e com preço competitivo. É tecido extremamente estreito e não permite que pêlos de animais grudem nele.
Couro sintético
O couro sintético é uma escolha popular para aqueles cujas consciências não permitem que levem couro verdadeiro para casa. É mais resistente a animais de estimação do que a coisa real e tão durável quanto parece rico e luxuoso, mas é menos caro e mais gentil com os animais.
Acrílicos
As fibras acrílicas lembram lã e são macias ao toque. Eles são muito duráveis e resistentes a manchas, rugas e desbotamento, além de serem acessíveis.
Rayon Rayon pode ser fabricado para se parecer muito com algodão, linho ou seda. É relativamente resistente ao desbotamento, mas propenso a rugas.
Poliéster
O poliéster é um dos materiais sintéticos mais amplamente usados como tecidos de sofás porque é resistente a rugas, muito forte e fácil de limpar.
Com certeza, utilizando nossas dicas de tecidos para sofás você vai escolher o que mais atende às suas necessidades e o que mais te agrada.